Como fui aprovado no exame AWS Certified Developer – Associate

Olá, pessoal. Tudo bem?

Essa semana, dia 30/10, fiz mais uma prova de certificação da AWS, o AWS Certified Developer – Associate. Como muitos que leram o meu post sobre Como fui aprovado no exame AWS Certified Solutions Architect – Associate gostaram do conteúdo, estou fazendo este com o mesmo propósito.

Certification Badge

Preparação

Como ganhei experiência na certificação anterior, confesso que a preparação para esta segunda prova foi mais simples. Revisitei todo o conteúdo que eu havia criado para a primeira, pois apesar de as provas terem focos diferentes, muitos dos tópicos se sobrepõem.

Somado a isso, fiz o curso AWS Certified Developer – Associate do A Cloud Guru, no Udemy. O curso também revê boa parte do que já havia sido visto na prova para CSA, tanto que eles mesmos sugerem pular parte do conteúdo, caso tenha feito o primeiro. Além disso, li as FAQs e Whitepapers que eles sugeriram.

Sobre simulados, fiz os dois da A Cloud Guru, no final do curso, e o practice exam oficial da AWS.

Sobre a prova

No dia 30, lá estava eu, novamente na Sisnema Informática, suando frio. Sempre fico nervoso nessas horas. Ao começar, li o NDA, para me adaptar a utilização da plataforma (Recomendação do Diogo Guedes, da Webfor), e fui para as perguntas.

Sinceramente, achei essa prova um pouco mais difícil do que a para CSA. Sei que me preparei um pouco menos, mas acredito que um segundo motivo seja o fato de eu trabalhar como Solutions Architect, e não como Developer. Das 65 questões, lembro de ter passado por diversas sobre X-Ray e Elastic Beanstalk, algumas sobre API Gateway, DynamoDB, CloudWatch, CLI e SDK e, em menos escala, os demais tópicos.

Uma funcionalidade importante da plataforma da prova, é a possibilidade de marcar com um flag as questões que você gostaria de dar atenção. Ao responder todas elas, revisei novamente as que eu havia marcado, para garantir que estava certo das respostas. Ao finalizar a prova, já sabemos se fomos aprovados ou não. Com mais um objetivo atingido, o resultado veio no dia seguinte:

Resultado da prova

Recomendações

Abaixo, com base na experiência que tive, seguem algumas recomendações.

Cursos

  • ACloudGuru: A ACloudGuru é uma das maiores plataformas de cursos online sobre Cloud Computing. Na versão 2019, são 15,5 horas de curso, com dois simulados ao final (recomendo fazer os 2, até ficar ter 100%);
  • AWS Training: Outro curso que fiz, foi o Exam Readiness do AWS Training. É um curso bem curto (são 2 horas), mas ajuda na identificação de tópicos com deficiência e que precisam mais estudo.

Leituras

Algumas das FAQs que estavam nos resumos, eu reli na integra, para pegar novos insights.

Outros pontos importantes

  • Resumos: Nos simulados e durante os cursos, vamos identificando os serviços e conceitos que temos maiores deficiências. Sugiro fortemente que seja dada uma maior atenção para estes casos. Estudar a documentação, revisando conteúdo, e fazer pequenos resumos, ajuda bastante;
  • Exam Accommodations: Comentei no post anterior, mas vou reforçar a importância do Exam Accommodations. Solicitando o Accommodation ESL +30 (English as Second Language) ganhamos mais 30 minutos para fazer a prova (no total de 160 min). Esse tempo adicional auxilia na revisão da prova, e nos permite fazê-la com mais tranquilidade. Vale lembrar que o ESL precisa ser solicitado antes de agendar a prova.
Exam Accommodation – ESL +3

Como foi minha segunda prova de certificação, acabei complementando o conhecimento de uma prova com a outra. Por fim, precisei de menos tempo e conteúdo para me preparar. Para você que está com a pretensão de fazer esta certificação, espero ter ajudado!

Grande abraço e boa semana!